Melhores páginas de carreiras
Há formatos para todos os gostos, dispostos em plataformas – gratuitas ou não – dos mais variados tipos. Mas independentemente de qual for a sua escolha, a decisão de montar páginas de carreira tem que ser muito bem planejada. Lembre-se: é o primeiro contato do candidato com a sua organização, em outras palavras, estamos falando de seu cartão de visita.
A verdade é que, mais cedo ou mais tarde, toda empresa vai ter uma! Antes de pensar nela, é essencial que o conteúdo sobre a vaga, a cultura, os valores e os benefícios da organização estejam redondos. Ok, checked!
Também damos dicas sobre esse assunto em nosso #1 Podcast da série Inovar para Contratar, com Tomás Ferrari:
Em paralelo, a equipe está fazendo a sua parte para potencializar ao máximo a divulgação da vaga. E dá-lhe boca a boca e compartilhamento com colegas. Uau! Além disso, vocês têm orgulho de ser uma empresa que coloca as pessoas acima de todos os seus ativos e não têm dúvida de que, contratar com precisão novos integrantes para o time, é a chave para o sucesso. Demais!
E o que explica que, mesmo assim, a cada currículo e portfólio que chegam, cresce a certeza de que tem alguma falha em todo esse esforço de comunicação. Por que os top talentos não aparecem?
Protagonize a busca!
Para começo de conversa, uma pesquisa do LinkedIn diz que apenas 25% dos candidatos estão procurando trabalho de forma ativa, ou seja, indo à luta por uma vaga. Isso nos leva a concluir que a empresa disposta a garimpar os melhores precisa assumir um papel de protagonista na busca.
Essa mesma pesquisa do LinkedIn diz que, em termos práticos, muitas páginas de carreiras das empresas não são exatamente o que se pode chamar de estimulantes – conteúdo pouco atrativo, subjetivo, incompleto, longo, zzzzzzz… isso quando elas existem! Muitas insistem ainda em um econômico “Quer trabalhar conosco? Cadastre seu email aqui”.
Sabe aquele velho ditado que diz que não basta ser, tem que parecer? Uma falha muito comum é a empresa não transmitir esses seus valores de forma organizada, clara e persuasiva, quando oferece uma oportunidade de trabalho.
Seja qual for a sua área de atuação ou o tamanho da empresa, investir em uma boa página de carreira o coloca em vantagem no acesso a bons profissionais, especialmente na área de tecnologia, onde o pessoal tem as melhores referências de uso dessa ferramenta.
Cuidado, auto-boicote a vista:
Fuja destas armadilhas que você mesmo acaba montando, ao pensar na seção “carreiras” – seja ela uma página própria ou apenas um espaço no seu site:
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- Não é simplesmente listar vagas, até porque muitas empresas usam denominações diferentes para funções similares. Não há problema nisso, desde que vá junto a “cola” sobre as habilidades e competências que o candidato precisa ter para o cargo;
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- Não vale usar fotos fake para simular o clima ideal de trabalho; o pessoal de tecnologia reconhece de longe uma foto de banco de imagem. Quer mostrar o seu pessoal? Fotografe-os de verdade
- Não economize ao vender o seu peixe. É preciso motivos – e não estamos falando apenas de financeiros – para o candidato se sentir atraído a fazer parte do seu projeto, do seu time e vestir a camisa da sua empresa. Temos batido bastante na tecla aqui, inclusive com base em muitas pesquisas, que desenvolvedores e o pessoal em geral ligado à área de TI não pensa só com o bolso.
Páginas inspiração
A gente fez uma espécie de votação interna para chegar a algumas empresas que mandam muito bem, na hora de lançar a isca para os candidatos em suas career pages:
Airbnb
No Airbnb, que dispensa apresentações, fica claramente estabelecida a proposta da empresa para os seus colaboradores: “Crie um mundo que inspire a conexão humana”. E confirmam esse ideal ao cravar as características do colaborador que estão a procura: disposto a criar, a se divertir e a aprender.
“Nenhum movimento global nasce de uma só pessoa. É necessária uma equipe inteira unida para realizar algo grandioso. Juntos, trabalhamos muito, rimos bastante, refletimos e criamos sem parar, usamos centenas de Post-its por semana, e nossas celebrações são as melhores da cidade.”
E, na sequência, eles listam alguns dos maiores talentos da casa e ressaltam que, ao entrar para o time você deve se preparar para aprender muito com as feras que não são poucas por lá (devs adoram cultura de aprendizagem, lembram?)
Seguem, ainda, depoimentos de airbnbers apaixonados e uma lista de benefícios abrangente e alto-astral.
A sensação é exatamente essa: “Caraca! Vou aplicar agora!” É aquilo que falamos anteriormente: isso é fazer prospecção ativa de talentos.
“Descubra e faça o que ama”. Como resistir! Arrasou no apelo, Pinterest! E, scrolling a página, chegamos a chamadas como, construa a próxima geração e reúna mentes brilhantes, tudo alinhavado por depoimentos de gente feliz.
Eles capricham ao descrever o clima: “ser gentil, aberto e honesto com os colegas é o ponto central de tudo o que fazemos”.
A própria página de carreira do LinKedIn, com seus mais de 2 milhões de seguidores, não poderia ficar de fora da nossa lista. Ela dá acesso ao currículo da cúpula; dá detalhes sobre a cultura da empresa e ressalta o valor que é dado à diversidade.
Assim como muitas empresas que optam por ter uma página na rede deles, o “trabalhe conosco” da maior rede de relacionamento profissional do mundo, dá dicas sobre a sua cultura organizacional e lista as principais causas sociais que mobilizam os colaboradores; destaca com orgulho as línguas faladas em seus escritórios pelo mundo e o nível educacional e principais habilidades do time.
Momento “modéstia a parte” – Bônus
Nós, da Geekhunter, usamos o Linkedin, sim, para divulgar vagas detalhadamente, e direcionar os interessados para aplicarem em nossa página. Fazemos de tudo para não deixar dúvida alguma quanto:
à vaga
ao que somos
ao que esperamos que o candidato seja – psicológica e tecnicamente falando.
E não pensamos duas vezes antes de abrir inclusive a faixa salarial dos cargos.
Dica express para RH Tech
Se a sua empresa está presente no LinkedIn, incorpore o endereço na sua assinatura de email e cartão de visita, especialmente se você for da área de RH. Divulgue sem cerimônia, porque estamos falando de uma página que é unanimemente um dos melhores canais para prospectar e interagir com profissionais em busca de novas oportunidades.
Plataformas alternativas para páginas de carreira
Tem muita gente ainda que, além de preferir desenvolver sua página internamente – guerreiros! – optam por customizá-la de forma prática, usando plataformas como WordPress e Wix, que dão inclusive opções de uso gratuito. Em um próximo post, vamos conferir com desenvolvedores as vantagens e desvantagens que eles veem em cada uma dessas opções. Combinado?
Tecnologia, apresente-se já!
O tempo urge, há muito o que fazer e a tecnologia está aí para dar aquela força. Ferramentas inteligentes de atração e seleção de candidatos, como a Geekhunter, pegam o que há de melhor na teoria clássica de recrutamento e adicionam doses generosas de business intelligence e data science para garantir o perfil adequado à vaga ideal.
Só para deixar claro: a gente não “trabalha” com recrutamento. Nós somos um time que posicionou-se, desde sempre, na linha de frente nesta revolução que deu origem a plataformas inteligentes para o RH Tech. É que a gente gosta e acredita na importância do mercado como um todo – empresas e candidatos.
De forma prática, a nossa solução funciona assim: todos os profissionais em busca de uma vaga são pré-avaliados cuidadosamente pela nossa equipe. São análises inteligentes de currículos e de testes de programação, que garantem que só os melhores estarão disponíveis para as empresas.