Skip to main content
pessoas conversando em mesa de escritório

Os maiores prejuízos de um processo seletivo longo

Os processos seletivos são etapas que exigem grande assertividade e atenção durante toda a sua realização. Além da responsabilidade de encontrar o candidato ideal, é preciso também estar atento aos concorrentes e a disputa por determinados profissionais.

Nestes casos, um processo seletivo longo pode causar inúmeros prejuízos para a empresa. Afinal de contas, mesmo tendo um candidato excelente participando das etapas, outra organização concorrente, quando age de forma mais rápida, pode acabar ficando com esse profissional disputado.

Mas esse é apenas um dos prejuízos que podem ser causados por um processo seletivo longo.

Confira abaixo quais as principais consequências dessa morosidade e o que você pode fazer para evitar situações de prejuízo em seu processo de recrutamento.

Quanto maior o processo, maiores os custos

Ao realizar um processo seletivo, seja para contratação de novo funcionário ou para substituição de antigo colaborador, é preciso ter em mente que o tempo desse processo de seleção é fundamental para manter a consistência e o crescimento da organização.

E mais: se você quer que o seu negócio cresça, tenha em mente que processos seletivos se tornarão uma constante em sua vida profissional.

Evitar um processo seletivo longo é fundamental para que ocorra a economia de recursos financeiros e de mão de obra, além da manutenção do negócio.

E os motivos são esses:

  • Quanto mais demorado um processo seletivo maiores serão os gastos com o tempo dos funcionários, que poderiam estar fazendo qualquer outra coisa, ou com parceiros que realizam as etapas de contratação;
  • Quando você demora a contratar um funcionário, a área em que ele deveria atuar fica descoberta, e isso é um prejuízo grande para empresas de qualquer porte;
  • Sem o funcionário para executar determinada função, ou o seu projeto para ou será preciso arcar com horas extras de outros colaboradores que irão fazer jornada dupla.

E quando se fala em aumento de custos, todas as áreas de uma empresa são afetadas. Por isso, ao planejar um processo seletivo, tenha definido o tempo de duração e quanto isso irá afetar o seu financeiro e o seu departamento pessoal.

O risco da concorrência

Determinados profissionais, como os da área de TI, são altamente disputados pelas empresas e isso é um alerta para quem realiza os processos seletivos.

Se um profissional está em uma das etapas de seu processo de seleção, isso significa que ele possui uma qualificação e que outras empresas podem ter o mesmo interesse que o seu. Mas com um diferencial: elas agem de forma mais rápida.

Quanto mais experiente e capacitado for o candidato, menor tempo ele fica disponível no mercado. E a chance desse tipo de profissional receber e aceitar outras ofertas durante o seu processo de seleção são realmente grandes.

Em resumo, não perca tempo: otimize seu processo de seleção e saia na frente de seus concorrentes.

Prejuízos para a imagem da empresa

Como você já viu, um processo seletivo longo custa mais caro e você ainda corre o risco de perder grandes talentos. E tudo isso ainda pode afetar seriamente a sua marca empregadora.

A informação de que a empresa possui um processo seletivo longo acaba sendo compartilhada no meio desses profissionais, o que pode causar desinteresse e mesmo desconfiança sobre a organização e suas vagas.

Essa imagem negativa geralmente não fica apenas entre os profissionais, podendo chegar também aos clientes, o que afeta a percepção em relação a qualidade e seriedade do seu negócio.

A lição que aprendemos nesse caso é: não deixe os candidatos e nem os seus clientes esperando muito tempo por um processo de seleção.

Problemas na produtividade da organização

A agilidade de contratar um novo profissional, ou encontrar o candidato ideal para substituir um antigo funcionário é fundamental para que a produtividade da empresa se mantenha ou cresça de acordo com o esperado.

É que sem o profissional capacitado para executar determinada função, o projeto tende a ficar mais lento ou até mesmo paralisado. Dependendo desse atraso, os prejuízos podem ser irreversíveis.

Além de afetar diretamente toda a produtividade da organização, mais uma vez, um processo seletivo longo pode acabar beneficiando o seu concorrente.

É que com a queda na produtividade da equipe e atrasos ou cancelamentos de projetos, o concorrente encontra espaço suficiente para crescer.

Mais uma vez, o melhor a se fazer é deixar o seu processo seletivo mais eficiente, e isso está relacionado a sua velocidade.

Como a tecnologia pode acelerar o seu processo seletivo

Com acesso a novas tecnologias e a popularização de softwares de recrutamento, a realização de processos seletivos se tornou mais rápida e muito mais eficiente.

A GeekHunter, considerada o software de recrutamento dos seus sonhos, automatiza a maior parte do processo de recrutamento e seleção de desenvolvedores.

Dessa forma, cabe a empresa interessada apenas cadastrar sua vaga e as etapas seguintes são realizadas com alta tecnologia e máxima eficiência.

Além disso, a plataforma de recrutamento GeekHunter garante:

  • Cuidadosa avaliação dos candidatos à vaga;
  • Acesso a resultados de testes de programação pelas empresas;
  • Acesso a perfil profissional, acadêmico e técnico dos candidatos;
  • Algoritmo de match para auxiliar a preencher as vagas com  máxima precisão;
  • Autonomia para o setor de RH filtrar e convidar os perfis que a empresa procura;
  • Possibilidade de criar as próprias etapas de recrutamento, compartilhar e reunir todas as informações em um só lugar;
  • Redução de custos convencionais;
  • Grande volume de candidatos qualificados disponíveis para regiões diferentes do país.

E o melhor: o tempo médio de contratação na plataforma GeekHunter é de apenas 16 dias 🙂

A GeekHunter já é a solução adotada por empresas como a Amazon, a Aurum Software, GuiaBolso, Mercado Livre, Hostgator, entre outras que desejam contratar profissionais qualificados, com maior precisão e rapidez.

Outros dados que fazem desta plataforma uma das mais indicadas para a seleção de profissionais de TI é que 97% dos convites de entrevistas realizados na plataforma são respondidos e 53% aceitos.

E mais: 1 a cada 5 profissionais entrevistados pelos clientes acabam sendo contratados.

Essas informações reforçam a qualidade da plataforma e provam que a inovação já é realidade e se faz presente nos processos seletivos das organizações.

E na sua empresa? A sua gestão já está  pronta para modernizar e agilizar os processos seletivos e reduzir os prejuízos financeiros e humanos?

Crie um perfil de empresa na GeekHunter e saia na frente na busca pelos melhores profissionais de TI.

Compartilhar

Redação GeekHunter

Artigos escritos pela equipe de conteúdo da GeekHunter.