Skip to main content

Tecnologia no RH: 5 ferramentas que estão revolucionando o setor

Nos dias atuais, qualquer empresa que queira crescer de forma sustentável, precisa investir em tecnologia e inovação. E, especificamente na área gestão de pessoas, esse investimento tem se demonstrado fundamental. Por isso, hoje vamos falar sobre tecnologia no RH!

Transformar o RH tradicional em um RH digital tem sido uma demanda de muitas empresas nos últimos anos, principalmente por conta da pandemia. 

Quando o vírus chegou, demandou rápida adaptação e, agora que ele está se distanciando, será preciso inovar mais uma vez.

Para atender novos costumes e um novo contexto de trabalho, a tendência é que as empresas invistam cada vez mais em tecnologia dentro do departamento responsável por gerenciar as pessoas.

Afinal de contas, novos tempos trouxeram a oportunidade de unir o útil ao agradável… Por que não promover treinamentos online para o time, que pode otimizar seu tempo e escolher o melhor horário para aprimorar suas habilidades? 

Ou, então, por que gerenciar um plano de cargos e salários por uma planilha de Excel, quando se pode ter um sistema próprio para este trabalho? 

O RH digital veio para ficar e facilitar a vida dos profissionais da área com a otimização de processos. Não sabia? Então vem com a gente, que vamos te mostrar!

Por quais motivos você adotar ferramentas tecnológicas no RH? 

Se você é um profissional mais antigo de Recursos Humanos, talvez tenha certa resistência em incluir as ferramentas tecnológicas no seu dia a dia de trabalho. 

Para provar que essa é uma mudança que vale a pena, separamos aqui algumas das vantagens que a transformação digital tem trazido para a área. 

Dinamismo

A principal vantagem dos novos recursos que estão surgindo está no dinamismo dos processos. Com a tecnologia, muitas atividades dentro da empresa podem ser aceleradas, trazendo ganhos em produtividade.

E aqui, estamos falando sobre os processos da empresa como um todo. Se há tecnologia e sistemas para todos os departamentos, a “conversa” entre eles ocorrerá de maneira ágil. 

Quando se trata apenas do departamento de RH, então, as vantagens aumentam! Mas vamos detalhá-las um pouco mais à frente no texto. 

RH estratégico

Não há como negar que quando se trabalha de maneira mais produtiva, também há tempo para planejar melhor as ações futuras antes de serem colocadas em prática. 

Sendo assim, a tecnologia no RH é ainda uma aliada para tornar o departamento cada vez mais estratégico. O tempo dos profissionais passa a ser focado em atividades menos operacionais. 

Aumento de produtividade também significa redução de custos e este é um dos motivos pelos quais investir em tecnologia no RH pode trazer um ROI (sigla para Retorno de Investimento) interessante.

Mensuração de resultados

Na hora de obter os resultados de uma ação de RH, a tecnologia também é uma grande aliada.

Uma pesquisa de clima organizacional feita de forma digital, por exemplo, entrega resultados e gráficos em questão de minutos, permitindo que o RH tenha informações valiosíssimas em mãos e possa agir de maneira mais imediata. 

Este é apenas um exemplo, mas sei que você pode pensar em outras situações em que o RH demanda a mensuração de dados de maneira ágil. Entre outras métricas importantes a serem acompanhadas, destacam-se os índices de turnover e absenteísmo. 

Maior interação 

Entre os recursos que facilitam o dia a dia do departamento, está um já tão comum que até corre o risco de ser esquecido na família dos “recursos tecnológicos”. 

Você se lembra de como era a vida antes das videochamadas? Já estamos bem acostumados com essa ferramenta, mas precisamos valorizá-la… 

As reuniões, treinamentos e até os processos seletivos ganharam agilidade a partir do momento em que as videochamadas foram introduzidas com mais frequência em nossa vida.

Rede de contatos ilimitada 

Para fechar os motivos pelos quais precisamos investir em tecnologia no RH, destacamos a facilidade de construir uma rede de contatos gigantesca trazida pelos recursos tech. 

O LinkedIn e o GitHub são exemplos disso. As plataformas comportam perfis de milhares de profissionais – um prato cheio para os recrutadores de qualquer empresa. 

5 ferramentas tecnológicas para usar no RH 

Agora que você já conhece os benefícios da tecnologia no RH, separamos algumas das ferramentas e recursos que são tendências nesta frente. 

Acompanhe:

  1. Sistemas de gestão de pessoas

Os sistemas mais modernos de gestão de pessoas permitem visualizar vários aspectos da vida do colaborador em um só lugar. 

Além das informações sobre pagamento, férias e promoções, é possível acompanhar se a avaliação de desempenho foi realizada, bem como a frequência de ponto, participação em treinamentos, planos de desenvolvimento individual e por aí vai! 

  1. Plataformas de recrutamento e seleção

O uso de plataformas de recrutamento e seleção tem trazido mais agilidade e inteligência para essas duas etapas tão importantes dentro do RH, com destaque para a funcionalidade de mapeamento de perfil comportamental. 

Esse é um recurso bastante utilizado em plataformas de envio de currículos online. 

Ao cadastrar o currículo, o candidato preenche o questionário que, em tempo real, determina e repassa ao recrutador o perfil comportamental do indivíduo. Assim, a empresa identifica rapidamente quais candidatos possuem aderência à sua cultura organizacional

O resultado é um processo seletivo mais rápido e assertivo, já que os candidatos aderentes são capazes de seguirem para as demais etapas da seleção. 

Nessas plataformas, o recrutador precisa apenas gerenciar o avanço dos candidatos pela trilha e, algumas delas, disponibilizam área de entrevistas e até promovem o contato com o candidato sem o uso de e-mail. 

  1. Crowdsourcing

O Crowdsourcing, expressão que significa “colaboração em nuvem”, também é um grande aliado do RH digital

Por conceito, a expressão é traduzida como utilizar uma multidão, de forma colaborativa, para solucionar um problema. Tudo por meio da internet, é claro. 

Com a popularização do termo, aos poucos foram surgindo softwares e sites para promoção do Crowdsourcing. Com eles, o RH é capaz de contar com apoio de terceiros na busca por profissionais qualificados, principalmente quando se trata de uma vaga muito específica e/ou técnica.

Os próprios profissionais podem se cadastrar em plataformas de Crowdsourcing para promover seu trabalho e aí basta a proatividade do recrutador. 

  1. People Analytics

Eis mais um conceito de tecnologia, com a diferença de que este daqui é específico para o RH: o People Analytics se refere ao processo de coleta e análise de dados – muitos dados! – de colaboradores. 

Com a correta análise das informações captadas ou imputadas em softwares específicos, é possível identificar padrões e assim agir de forma muito mais assertiva.

O People Analytics é capaz de apoiar os processos seletivos, definindo as competências, por exemplo, mais adequadas para uma função; ou, ainda, direcionar ações de engajamento do público interno.

  1. E-learning

Por fim, uma das tendências de tecnologia no RH é o E-learning, ou seja, o treinamento aplicado virtualmente. 

Após a Covid-19 acelerar o processo de adaptação para o treinamento online, hoje as empresas buscam por plataformas que possam desenvolver seus profissionais independentemente de onde eles estiverem. 

Para ajudar o RH Digital nessa missão, há plataformas como a EAD Studio, que funciona praticamente como um site, onde o colaborador acessa os conteúdos disponibilizados pela sua empresa e é incentivado a finalizar todo o processo de aprendizagem para obter o certificado de conclusão. 

A ferramenta permite que o RH faça a gestão dos participantes para cada treinamento, além de hospedar avaliações e computar notas de aproveitamento. 

Viu só como a tecnologia no RH é facilitadora? Hoje, há uma solução para cada demanda, basta procurar e identificar qual suprirá a sua necessidade da melhor maneira! A plataforma da GeekHunter é uma das inovações que têm despontado nesta frente quando o assunto é otimizar a busca e contratação de profissionais de tecnologia. Clique aqui e conheça a nossa ferramenta!

Compartilhar