Considerar apenas as hard skills ao contratar um profissional de TI é um erro que pode custar caro. Cada vez mais, torna-se evidente que recrutar talentos com as soft skills mais pedidas pelo mercado também é determinante para o sucesso dessa relação.
Quando falamos em soft skills, estamos nos referindo às competências relacionadas à personalidade do indivíduo. São elas que ajudam o RH a mapear como, por exemplo, um colaborador lida com situações adversas e trabalha em equipe.
Quer entender melhor qual é a importância deste aspecto para o recrutamento de pessoas e quais as habilidades comportamentais mais demandadas pela área de TI? Então acompanhe o artigo!
O que são soft skills?
As soft skills, também conhecidas como habilidades humanas ou comportamentais, são atributos individuais que impactam diretamente na forma como um profissional interage com os outros e lida com as próprias emoções.
Compostas por um conjunto vasto de componentes, como habilidades, atitudes, hábitos e boas práticas, essas habilidades tendem a serem mais genéricas – e, justamente por isso, mais difíceis de avaliar durante os processos seletivos.
Porém, não é por isso que elas devem ser deixadas de lado. Mais pra frente, daremos detalhes sobre como elas são importantes.
Saiba como identificar e avaliar soft skills em uma entrevista de emprego.
Qual a diferença entre soft skills e hard skills
Lá no comecinho do artigo mencionamos as hard skills, lembra? Então, antes de seguirmos falando sobre as soft skills mais pedidas, vamos abrir um parêntese e explicar a diferença entre esses dois grupos.
Enquanto as soft skills são habilidades comportamentais, as hard skills são as habilidades técnicas – ou seja, aquelas mais específicas, que são demandas de acordo com a área e função nas quais o profissional irá trabalhar.
Entender sobre uma tecnologia, suas particularidades e aplicações é um exemplo de hard skills. E, embora elas sejam super importantes, ainda mais em áreas técnicas como a de TI, sozinhas elas são pouco produtivas.
Para ficar mais claro: imagine como seria contratar alguém que sabe tudo de programação, mas que trava sempre que surge alguma situação adversa. Ou, então, que não consegue se manter atento à mesma tarefa e procrastina até o último momento.
Complicado, né? É para evitar situações como essas que é muito importante levar esses dois tipos de habilidades em conta na hora de contratar e/ou avaliar um candidato.
Enquanto as soft skills tratam sobre como o profissional lidará com as situações que chegarão até ele, as hard skills tratam dos conhecimentos técnicos utilizados na resolução dos problemas.
Por que considerar as soft skills?
Acho que com a explicação acima já deu para começar a entender a importância das soft skills, não é mesmo? Mas ainda há muito a ser falado sobre elas!
As soft skills também influenciam diretamente na forma como o colaborador irá se relacionar com outras pessoas e até mesmo se adaptar às transformações que ocorrem em uma velocidade cada vez maior no mercado.
De forma resumida, elas dão ao recrutador uma margem de conhecimento sobre a forma como o candidato deverá conduzir uma atividade, desenvolver seu conhecimento e se comportar em determinadas tarefas em equipe.
Vale dizer que, por serem subjetivas, essas competências nem sempre estão no currículo do candidato. No entanto, é possível listá-las na descrição da vaga e validá-las durante o processo seletivo, a fim de aumentar as chances de contratação do talento certo.
Soft skills fundamentais para TI
Agora que o conceito já está claro, podemos enfim falar sobre as soft skills mais pedidas em profissionais de tecnologia e que, portanto, devem ser mantidas no radar durante o recrutamento e seleção.
Mas lembre-se: essas habilidades mudam com frequência, afinal, o mercado de trabalho não para de evoluir e demandar por novas skills. Sendo assim, é importante que o RH sempre renove os conhecimentos nesta frente!
- Criatividade
A criatividade é a habilidade em resolver problemas de formas diferentes e apresentar novas soluções. E é por abrir portas para a inovação que essa é uma característica tão buscada nos profissionais de tech.
Basta olhar para o mercado para perceber: nenhuma solução tecnológica surgiu do nada. Ao menos uma mente criativa precisou estar envolvida no processo para que elas pudessem ser desenvolvidas e refinadas.
Ter colaboradores criativos na equipe de TI traz para as empresas a segurança de que as ferramentas serão aproveitadas ao máximo e que a busca por inovação estará no centro das tomadas de decisões.
- Persuasão
Aqui falamos da capacidade de convencer o outro da importância de tomar uma determinada ação ou até mesmo aceitar uma ideia.
Profissionais persuasivos são tomadores de decisão, influenciadores, costumam converter situações indesejáveis em momentos virtuosos. Do mesmo modo, a persuasão, quando usada de forma correta, traz resultados muito positivos para o ambiente.
- Colaboração
De acordo com Evan Rosen, autor do livro “A Cultura da Colaboração”, o termo significa “Trabalhar junto para gerar valor enquanto compartilha o mesmo espaço, seja virtual ou físico”.
De uma forma mais livre, é quando dois ou mais profissionais trabalham por um objetivo em comum. Digamos, ainda, que é a capacidade e disponibilidade de ajudar o outro a ser melhor, numa espécie de “inteligência coletiva”.
Se todos se ajudarem, o ecossistema evolui. Cada profissional é um ponto de conexão e os profissionais com boa aptidão colaborativa tendem a compartilhar diferentes pontos de vistas e conhecimentos, apresentando alta capacidade de resolução de problemas.
- Adaptabilidade
Em tempos de transformação digital, os talentos que se adaptam rapidamente são muito demandados pelo mercado.
Um cérebro adaptável é uma poderosa ferramenta para navegar por momentos de crise e saber como sobreviver. E o mundo de hoje, em constante evolução, exige profissionais que precisarão se reinventar para resolver os problemas de hoje e do futuro.
É como a Teoria da Evolução das Espécies de Darwin: quem sobrevive no mercado de trabalho nem sempre é o melhor profissional tecnicamente falando, mas o mais apto às mudanças.
- Gestão do tempo
Comumente associada a colaboradores organizados, essa soft skill reflete o comprometimento e respeito com o trabalho dos outros profissionais do mesmo time e a aptidão para realizar mais em menos tempo.
Em um projeto ou sprint de trabalho, onde existem tarefas com mais ou menos importância e mais ou menos urgência, essa habilidade é fundamental para que os profissionais consigam priorizar as atividades certas.
Com tantas vantagens associadas, não é de se estranhar que as empresas busquem cada vez mais por pessoas com essa competência – que, além de essencial, deverá acompanhar o profissional até o fim de sua carreira.
- Atitude Mental Positiva
O ambiente de trabalho é mais produtivo com pessoas que se comportam e pensam de forma positiva. Afinal, pensar positivamente é o primeiro passo para as coisas funcionarem do jeito que deveriam e se converterem em propósito.
Da mesma maneira, essa skill é primordial no gerenciamento de crises, especialmente na hora de traçar estratégias para modificar o cenário insatisfatório e alcançar um melhor.
Mas vale lembrar que a positividade precisa estar aliada a outras skills, como, por exemplo, o pensamento criativo. Afinal, ela deve estar embasada em ações para que dê, de fato, os frutos esperados.
Nesse sentido, é importante que as pessoas com uma atitude mental positiva também sejam famintas pelo próprio desenvolvimento e por alcançar grandes metas.
- Inteligência Emocional
Ter inteligência emocional envolve conhecer a si próprio e entender limites a serem superados, ambições, objeções, destrezas e tudo mais que diz respeito às aptidões e habilidades pessoais.
Saber lidar com todas as variáveis do dia a dia e ainda assim seguir adiante extraindo o máximo possível de experiência de cada situação é uma soft skill que pode fazer a diferença para uma equipe competitiva no mercado.
Aliás, essa competência anda de mãos dadas com outra que também é bastante requisitada: a empatia. O ato de saber se colocar no lugar de outro tende a tornar as pessoas mais sensíveis e abertas ao diálogo.
- Resiliência
Considerada uma das soft skill mais pedidas em tempos turbulentos, a resiliência é a capacidade de seguir em frente em meio às adversidades.
No seu significado mais literal, ela é classificada como a propriedade dos corpos que voltam à sua forma original, depois de terem sofrido deformação ou choque.
Já no mundo dos negócios, a resiliência está relacionada à capacidade que o profissional tem de voltar ao seu estado natural de produção, sem ser afetado por sentimentos ou pensamentos residuais, após um grande desafio, uma crise ou desentendimento.
Mais do que apenas força de vontade, ser resiliente é saber usar ao máximo a sua inteligência emocional e se preocupar somente com o que é importante.
Como consequência, aqueles que dominam essa skill tendem a ter um senso de priorização mais aguçado e menos receio de enfrentar grandes desafios.
- Ética profissional
As empresas costumam buscar por profissionais que saibam respeitar códigos de conduta e apreciem uma boa convivência profissional, afinal, isso faz toda a diferença na construção de um ambiente de trabalho agradável para todos.
Profissionais que entendam o valor ético das coisas são requisitados por preferirem agir de acordo com um senso de pertencimento da empresa e, assim, minimizar conflitos e situações constrangedoras.
- Aprendizagem Contínua
A internet e as tecnologias digitais proporcionaram um avanço no conhecimento como nunca antes na história da humanidade.
E, para que as empresas consigam aproveitar as novas soluções que não param de surgir, é importante contar com profissionais dispostos a aprender de maneira contínua – e rápida!
Mas aqui cabe uma dica: além de contratar profissionais que já contem com essa skill, a empresa também precisa oferecer meios para que eles consigam colocar seus conhecimentos em prática.
Caso contrário, esse colaborador pode não se sentir estimulado o suficiente e buscar novos desafios.
- Comunicação
Saber se expressar bem, de forma escrita ou falada, é fundamental para você ter sucesso, independente da área. Por isso, a comunicação faz parte das soft skills mais pedidas pelo mercado de forma geral e não apenas na área de TI.
Escrever bem permite organizar melhor os pensamentos. Organizar melhor os pensamentos permite falar bem. Falar bem abre muitas portas profissionais e melhora os relacionamentos com as pessoas.
Não por acaso, o sucesso de toda organização depende, em partes, de uma comunicação sólida entre aqueles que fazem parte dela.
- Negociação
É fato que negociamos do momento que acordamos até o momento que vamos dormir. Isso se não negociarmos enquanto sonhamos, o que pode acontecer.
Na prática, é ela quem permite que pessoas que pensam diferente entrem em um consenso, para então atingir um objetivo maior. Sendo assim, entender, praticar e desenvolver essa habilidade é bem interessante para quem quer avançar na carreira.
Aliás, essa é uma competência que se relaciona diretamente com outras das soft skills mais perdidas que citamos, como a comunicação, a persuasão e até mesmo a empatia.
- Organização
A organização é um item importante dessa lista. Não se trata somente de organizar sua agenda, sua mesa de trabalho e a sua casa. Na verdade é isso também, mas o buraco é mais embaixo.
Uma pessoa organizada investe tempo, energia e muito esforço para manter as coisas funcionando. É mais do que o plano material, é uma organização mental mesmo.
Por isso, ela é especialmente valiosa para profissionais que lidam com um grande volume de informações.
- Visão Holística
O holismo é um conceito criado por Jan Christiaan Smuts, em 1926, que o descreveu como a “tendência da natureza de usar a evolução criativa para formar um ‘todo’ que é maior do que a soma das suas partes”.
Traduzindo, a visão holística é aquilo que faz um colaborador ter a consciência do todo ao executar a sua função dentro da empresa. É saber qual o seu papel dentro de uma organização com 30, 50, 100 funcionários e conseguir enxergar o que é importante para o funcionamento geral.
Nesse sentido, essa soft skill tem tudo a ver com a próxima que vamos apresentar.
- Liderança
O profissional líder é mais do que um bom funcionário. Isso ocorre porque a liderança é produto da união de todas as demais habilidades: é praticamente impossível ser um líder sem saber se comunicar bem, sem facilidade para trabalhar em equipe, sem empatia ou criatividade.
Conquistar a habilidade da liderança e saber manuseá-la faz os funcionários trabalharem como um time, assumirem responsabilidades e, ainda, conseguirem explorar o melhor das pessoas.
Com a velocidade de produção do mundo globalizado, a busca por candidatos com essa característica é crescente. Afinal, as empresas precisam de líderes proativos, capazes e independentes o suficiente para darem conta do recado.
Já que esta, assim como outras soft skills, são difíceis de serem identificadas sem a convivência, é importante listá-la como um requisito da vaga.
Como desenvolver a Liderança no Trabalho no trabalho.
E nas entrevistas de emprego: como avaliar soft skills?
Mais do que conhecer as soft skills mais pedidas em TI, é importante saber como identificá-las durante o recrutamento e seleção.
Não vamos mentir e dizer que essa é uma atividade simples. Afinal, em muitos casos nem mesmo o próprio candidato consegue identificar suas soft skills. Contudo, essa não chega a ser uma missão impossível de ser realizada.
O recrutador entrevistador tem um papel fundamental neste processo, pois a forma como ele conduz a conversa pode revelar muito sobre o candidato.
Como já é de conhecimento de profissionais da área, um processo de seleção baseia-se em entrevistas técnicas e processos formais. Essas características, combinadas à experiência e ao feeling dos recrutadores, são decisivas na hora de fazer as perguntas certas e analisar as respostas dos candidatos.
Contudo, o processo pode ser otimizado e ser ainda mais eficaz quando a entrevista é feita de forma planejada, levando em consideração alguns passos que inclusive a antecedem. Veja:
Mapeamento de soft skills
O primeiro passo para garantir uma entrevista de sucesso, é mapear previamente as hard e soft skills desejadas pela empresa para o ocupante de determinado cargo. Geralmente, isso é feito em parceria com o gestor da área na qual o novo colaborador irá trabalhar.
Ademais, é fundamental levar em consideração também os valores e a cultura da empresa neste mapeamento.
Descrição da vaga
A descrição da vaga deve ser feita de maneira minuciosa, pois nela devem constar todas as habilidades desejadas e indispensáveis para o cargo.
As hard skills podem ser avaliadas já no recebimento do currículo e durante testes de conhecimento. Enquanto que as soft skills precisam de uma avaliação personalizada e mais subjetiva.
Entrevista de emprego
Estruturar as perguntas que serão feitas durante a entrevista de emprego é primordial para que a empresa consiga conhecer bem os candidatos.
O segredo está em definir questões que permitam avaliar os comportamentos dos profissionais frente a determinadas situações que, porventura, podem ocorrer na empresa.
Nesta etapa, é válido também aplicar testes comportamentais que podem ser feitos oralmente ou dinâmicas, que podem ser feitas tanto em grupo quanto individualmente.
É através da combinação dessas ferramentas que o recrutador terá a possibilidade de observar criteriosamente algumas competências e já excluir aqueles que não possuem as soft skills desejadas.
Candidato contratado: e agora?
É de extrema importância ressaltar que as soft skills não se comprovam totalmente durante o processo de seleção. A confirmação só é feita no dia a dia das organizações.
E no cotidiano das empresas, o papel do setor de Recursos Humanos continua fundamental e necessariamente presente.
Afinal de contas, são os profissionais dessa área que devem amparar as lideranças a fim de acompanhar os colaboradores, identificar pontos de melhorias e ajudar no aprimoramento das competências que não estão totalmente desenvolvidas.
Vale reiterar que o equilíbrio entre as hard skills e as soft skills são a base para a formação de equipes de alto desempenho e convivência harmoniosa em uma organização.
Essas skills se complementam e precisam ser constantemente avaliadas, atualizadas e incentivadas. Pois é dessa forma que as empresas conseguem formar lideranças e caminhar rumo à inovação.
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