Skip to main content
it recruiter

IT Recruiter: 10 passos para ter muito sucesso na área

Todo profissional de RH que queira atuar em uma das profissões do futuro deve considerar tornar-se IT recruiter.

Na verdade, esta já é uma das carreiras em destaque na atualidade. A posição ganhou prestígio nas empresas de tecnologia da informação, uma vez que todo o ecossistema de TI depende desta especialidade.

Reunimos aqui informações sobre a atuação dos IT recruiters e dicas para quem busca se destacar neste segmento.

O que é a profissão IT recruiter e como começar?

IT recruiter, ou tech recruiter, é o profissional responsável por recrutar, selecionar e contratar profissionais da área de TI. Na maior parte do tempo, está em busca de DEVs, como se chamam os desenvolvedores ou programadores.

Ao escolher um IT recruiter, os decisores costumam valorizar bastante a formação e experiência em recursos humanos.

O inglês também é importante na área e conhecimentos específicos (sobre linguagens de programação, por exemplo) são grandes diferenciais.

Se você tem interesse em oportunidades deste tipo, vale pesquisar por algumas variações de nome do cargo:

  • IT recruiter;
  • Tech recruiter;
  • DEV recruiter;
  • Developer recruiter;
  • Recrutador de TI;
  • Recrutador técnico;
  • Recrutador de programadores;
  • Recrutador de desenvolvedores.

Para se destacar nesta carreira, é fundamental buscar qualificação e atualização constante. Já há cursos para IT recruiter bem específicos, que abordam competências de RH e habilidades do mundo tech.

Conheça os melhores cursos de recrutamento e seleção para TI no blog da GeekHunter. Os formatos são diversos e é possível escolher a melhor opção de acordo com a carga horária e valor do investimento, por exemplo.

E não podemos deixar de falar sobre uma coisa: o salário do IT recruiter. Já adiantamos que ele varia conforme o tamanho da empresa, o escopo da vaga e o nível de senioridade do profissional. 

Em média, o salário de um IT recruiter gira em torno de 4 a 5 mil reais no Brasil. Nas melhores ofertas, supera 10 mil reais, segundo dados de outubro de 2020.

Se tornar Tech Recruiter não é díficil

Num primeiro momento, os novos desafios podem parecer penosos e complicados, mas a verdade é essa: qualquer pessoa é capaz de aprender.

Uma pessoa de “humanas” pode se sentir incapaz de aprender conceitos e técnicas de programação, mas isso é um estereótipo cultural e que não faz sentido algum.

Isso não te limita a nenhuma área de conhecimento e com boas horas de estudo, resiliência e foco, você vai dominar os conceitos gerais para contratar aquela pessoa desenvolvedora ideal!

Se você precisar de qualquer apoio, pode entrar em contato com o time da Geekhunter! Estaremos ansiosos para te ajudar!

Você sabia que a Geekhunter é uma startup especializada em contratações de profissionais de tecnologia? Com mais de 5 anos de história e ajudando empresas do Brasil e do mundo a contratar, pode ter certeza que teremos a solução ideal para sua demanda!

Agora vamos às dicas!

10 dicas para ser um IT recruiter de sucesso

Agora que já demos alguns toques importantes, chegou a hora de irmos direto ao ponto. Siga estes passos de como ser tech recruiter e você terá um perfil cheio de atrativos perante as empresas de TI:

1. Um olho no DEV e outro no negócio

Em qualquer carreira, adotar uma visão holística do negócio pode levar um profissional muito longe dentro de sua organização. Não seria diferente com os IT recruiters.

Na prática, isso significa que é importante entender tanto as demandas dos colaboradores quanto a estratégia das lideranças.

Por exemplo: ao entender que a sua empresa irá caminhar para o objetivo de expansão de mercado ou aprimoramento do produto, você consegue entender porque as decisões são tomadas de determinada forma. Em alguns casos, até anteceder algum movimento e se destacar pela proatividade.

Isso permitirá selecionar candidatos com perfis promissores para atuar na empresa, construindo sólidas relações de trabalho.

2. Busque conhecimento além como IT Recruiter

Experiências e conhecimentos prévios no mercado de tecnologia nem sempre são pré-requisitos para a contratação de um tech recruiter, mas dominar ao menos o básico pode fazer a diferença.

Se você precisa contratar DEVs, por exemplo, é importante que saiba diferenciar as principais linguagens de programação, as tecnologias mais utilizadas e as áreas de atuação dos programadores.

Além de cursos, há muito conteúdo gratuito disponível na internet. Um bom exemplo é o nosso Dicionário de TI para profissionais de RH Tech, com boas noções gerais sobre o tema. Vale checar.

3. Conte com os DEVs da sua empresa

Enquanto a maioria das pessoas nem sabe com quem falar para tirar dúvidas sobre tecnologia, os IT Recruiters formam uma ampla rede de contatos com pessoas desenvolvedoras.

Use isto a seu favor. Aproveite o acesso a profissionais gabaritados para questionar, pedir explicações e solucionar problemas.

Lembre-se de agregar também. Ninguém gosta de ficar respondendo todas as dúvidas de outra pessoa o tempo todo.

No fim das contas, ser parceiro dos DEVs pode garantir boas e divertidas aulas particulares.

4. Invista em networking com IT Recruiters

Do mesmo modo que criar vínculos dentro da organização costuma render bons frutos, relacionar-se com profissionais de outras empresas é um grande trunfo.

Pessoas recrutadoras têm sempre experiências para compartilhar. Podem apresentar insights sobre o que funciona ou não em um processo seletivo, por exemplo.

Sendo da área de TI ou não, essa parceria vai ser benéfica para o seu círculo de amizades.

Além disso, IT recruiters são boas fontes de indicações para vagas que precisam ser preenchidas. Isso pode garantir mais agilidade e efetividade em uma seleção.

5. Aposte no LinkedIn

O LinkedIn é a rede social mais utilizada para fins profissionais. É muito útil para qualquer pessoa, especialmente as que trabalham com RH.

Todo tech recruiter precisa estar presente nesta mídia, pois lida com um público qualificado. Funciona como um bom radar de DEVs, que costumam manter perfis atualizados com portfólio, cursos e certificações.

Além disso, investir na plataforma de negócios irá aumentar ainda mais as suas oportunidades de carreira! Ampliando a sua rede de contatos e se destacando como tech recruiter, você com certeza terá mais facilidade em todos os aspectos.

6. Entenda a fundo o escopo da vaga

Compreender as skills necessárias para uma posição de desenvolvedor é fundamental para selecionar o melhor candidato.

É aqui que o conhecimento técnico, mesmo no nível básico, faz a diferença. Quando o IT recruiter domina o vocabulário do mundo tech, reconhece mais facilmente quem tem um bom perfil para contratação.

Ao se preparar para falar com um candidato, procure se informar sobre as tecnologias ligadas à posição, bem como os cursos e certificações mais relevantes para o escopo.

Outra dica importante: converse com a pessoa líder da área que está contratando. Entenda a demanda, porque estão contratando e até pergunte sobre algumas variações de conhecimentos técnicos — ou se a posição precisa ter exatamente aquele tipo de qualificação.

7. Identifique potenciais nas entrevistas

Processos de seleção tendem a ser cada vez mais humanizados. Não devem funcionar como um checklist de aptidões e conhecimentos, mas como uma oportunidade de conhecer profundamente os interessados.

Ao selecionar e contratar DEVs, por exemplo, o IT recruiter terá sucesso se souber identificar potenciais, além das competências já adquiridas.

Assim, entenderá quando cabe investir em “desenvolver o desenvolvedor”, ajudando-o a desenhar um bom caminho para trilhar.

Além disso, se você já é da área, sabe da dificuldade de encontrar profissionais já qualificados para as vagas. A procura é tão grande que pode valer a pena contratar um profissional júnior para treiná-lo de acordo com a demanda da empresa.

Esse papel cabe à você e à pessoa líder da área. Muita gente quer ter a oportunidade de mostrar serviço, quem sabe a sua empresa não starta a carreira incrível daquela pessoa desenvolvedora júnior?

8. Desenvolva um espírito empreendedor como tech recruiter

Engana-se quem pensa que os tech recruiters não podem atuar de forma autônoma. Aliás, esse modelo tem sido adotado com bastante frequência.

Caso não esteja empregado em uma empresa específica, o IT recruiter pode atuar como prestador de serviço, encontrando, selecionando e recomendando candidatos.

Para isso, é fundamental ser bem relacionado na área, mapear perfis interessantes de DEVs e sempre trocar ideias com colegas de profissão.

Leia mais sobre ser Headhunter de TI

9. Acompanhe as tendências do mercado de IT Recruiter

Se o mercado como um todo está em permanente transformação, as mudanças na área de tecnologia tendem a ser ainda mais velozes.

Fique por dentro. Participe de fóruns e comunidades da área, acompanhe veículos de informação especializados e esteja sempre de olho nos lançamentos.

Atitudes como essas garantem que tanto o IT recruiter quanto a empresa para a qual trabalha estejam sempre alinhados às novidades.

Já deu uma olhada nos maiores eventos de RH e TI desse ano? Vale a pena conferir!

10. Consuma tecnologia

Testar os produtos é uma das melhores formas de entender para que servem as tecnologias envolvidas em sua fabricação.

Se você trabalha em uma empresa que desenvolve apps, por exemplo, é fundamental que utilize alguns deles.

Busque ainda identificar quais profissionais estão envolvidos na criação de cada serviço ou ferramenta. Assim, será mais fácil avaliar as competências técnicas necessárias para cada tipo de atividade.

IT recruiter consultando dicas no blog da Geekhunter

Bônus: os parceiros do IT recruiter

Mesmo com conhecimentos específicos e bom relacionamento na área, a tarefa de recrutar profissionais tech pode ser árdua e despender muita energia.

Por isso, existem serviços especializados em conectar talentos de tecnologia e empresas. É o caso da GeekHunter.

Agilidade e precisão ao contratar profissionais tech

A GeekHunter Brasil oferece uma solução especialista em profissionais de tecnologia. Sua plataforma reúne perfis de todo o país, com talentos qualificados para todas as posições.

O serviço inclui o suporte de um time de especialistas. Eles guiam todas as etapas do processo de recrutamento, que é três vezes mais rápido com a Geek do que na média do mercado.

A lista de empresas que obtiveram sucesso em suas parcerias com a GeekHunter é extensa e passa por grandes nomes do mercado, como Amazon e Mercado Livre.

Ficou interessado, tech recruiter? Conheça as soluções da GeekHunter para contratar profissionais tech. Por lá é sempre mais rápido para o RH.

Compartilhar

Redação GeekHunter

Artigos escritos pela equipe de conteúdo da GeekHunter.